"Cães e gatos, os habituais e imprescindíveis companheiros do homem, possuem peculiaridades a diversos níveis, nomeadamente ao da alimentação. Aquele manjar dos deuses que faz as suas delícias e da sua família poderá causar graves transtornos aos seus animais, já que, apesar de integrados na família, os seus organismos são muito diferentes do nosso, ou seja, é preciso não esquecer que eles não são humanos. Os seus estômagos não digerem, ou têm muita dificuldade, em digerir certos alimentos «apropriadíssimos» para o homem. Assim sendo, saiba quais são os artigos alimentícios que devem ser riscados do menu do seu cãozinho ou gatinho.
O chocolate surge como o principal alimento errado que vai sendo dado aos cães e gatos. Esta iguaria contém teobromina (cuja presença é oito vezes mais acentuada no chocolate preto, em comparação com o branco), uma substância que vai entrar em choque com o organismo do animal, podendo causar-lhe desde vómitos e diarreia a aumento da actividade cardíaca ou mesmo ataques de epilepsia. Quando o seu animal suplicar, ofereça-lhe biscoitos próprios para cão ou gato e desvie-lhe a atenção do chocolate. É preferível! Também pode adquirir numa loja de animais «chocolate» (que o não é) adaptado. Este alimento apresenta a cor, textura e sabor do chocolate, mas não contém a substância tóxica, a teobromina. Outro alimento que envolve as mesmas consequências é o café que não deverá, de igual forma, ser dado aos animais.
A cebola e o alho, por sua vez, interferem com o sistema sanguíneo dos cães e gatos, diminuindo-lhes a quantidade de glóbulos vermelhos e provocando degenerescências e anemias. Em casos de ingestão elevada, poderá ser necessária a intervenção do médico veterinário, que procederá a uma transfusão. Outros alimentos potencialmente perigosos para os animais domésticos são as bebidas alcoólicas (apesar dos cães fugirem do cheiro do álcool, pode sempre haver algum mais curioso), lacticínios (cães e gatos deixam de produzir a enzima (lactase) responsável pela digestão do leite após o desmame), alimentos ricos em gorduras (o excesso pode provocar vómitos, diarreia, dores abdominais fortes e pancreatite), frutos (como alperce, ameixas, pêssegos, cerejas e maçãs, que contêm um derivado do cianeto – pode causar nos amiguinhos de quatro patas dilatação das pupilas, hiperventilação e mesmo choque), alimentos estragados (o estado de decomposição dos mesmos pode provocar intoxicações graves) e uvas e passas (provocam lesões renais).
Já sabe: sempre que quiser mimar o seu animal, dê-lhe comida apropriada ao seu organismo."
Fonte: Isabel Rodrigues in Ruadireita
o que eu batalho para as pessoas não darem restos, frango assado, fiambre, queijo, rissóis de camarão...é uma verdadeira batalha!
ResponderEliminarPois... ainda está muito enraízado e se for dos que alimentam na rua ainda pior... acham que serve qualquer coisa! Temos que começar pelos nossos e tentar que outros também mudem de hábitos!
ResponderEliminarOi Isabel
ResponderEliminarTenho a certeza que vai gostar de saber que o Leão já começa a abanar a cauda, ainda não dá a mão nem sei o quando o irá fazer, mas isto já nos deixa felizes, às vezes eu e o meu marido damos conosco a falar sobre o que lhe terão feito para ter ficado assim tão traumatizado. Por vezes já corre para puxar brincadeira mas logo se lembra de algo que o faz retrair. Não sei como há pessoas que acham que os animais nõ têm sentimentos. Obrigado pelos conselhos que aqui deixou, vou ler com mais atenção. Nós evitamos dar alimentos aos cães e tentamos dar ração quase sempre, mas o dinheiro não é propriamente abundante e algumas vezes também comem restos. No entanto, também nem todas as rações são boas e nem sempre o mais barato é bom, já viram as quantidades de aditivos que põem nas comidas? Eu tento procurar aquelas que não os têm ou que têm menos, pois os aditivos são causadores de doenças a longo prazo, só é uma pena que cada vez hajam mais e ás vezes sinto-me encurralada quando vou às compras, até mesmo com alimentos para nós.
Beijinhos
Ohh Conceição, os meus Parabéns atrasados:) É Capricórnio como eu,(fiz 40(aiaiai)no dia 22 Dez).
ResponderEliminarComo vai o pequeno David??? Fiquei mto feliz de saber dos progressos do Leão, efectivamente, vai ser mto lenta a sua adaptação... até poder confiar novamente nos humanos... coitadinho! Há gente mesmo má neste mundo! Mas com o amor que habita a vossa casa não há trauma que dure:)) Há sim, com certeza, um ambiente muito feliz e carinhoso apesar das vezes que a carteira anda lisa:))
Realmente, estou com o mesmo dilema no que respeita à alimentação das minhas gatas. Não tenho dinheiro para comprar as melhores rações e tb não sei que raio de marca escolher quando vou ao supermercado!!! Uma só gosta de Friskies, que é considerada das piores e ainda não encontrei outra que goste, apesar das várias experiências... eheheh bjinhos grandes para todos