segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Conheça os alimentos que são perigosos para o seu animal!

"Cães e gatos, os habituais e imprescindíveis companheiros do homem, possuem peculiaridades a diversos níveis, nomeadamente ao da alimentação. Aquele manjar dos deuses que faz as suas delícias e da sua família poderá causar graves transtornos aos seus animais, já que, apesar de integrados na família, os seus organismos são muito diferentes do nosso, ou seja, é preciso não esquecer que eles não são humanos. Os seus estômagos não digerem, ou têm muita dificuldade, em digerir certos alimentos «apropriadíssimos» para o homem. Assim sendo, saiba quais são os artigos alimentícios que devem ser riscados do menu do seu cãozinho ou gatinho.

O chocolate surge como o principal alimento errado que vai sendo dado aos cães e gatos. Esta iguaria contém teobromina (cuja presença é oito vezes mais acentuada no chocolate preto, em comparação com o branco), uma substância que vai entrar em choque com o organismo do animal, podendo causar-lhe desde vómitos e diarreia a aumento da actividade cardíaca ou mesmo ataques de epilepsia. Quando o seu animal suplicar, ofereça-lhe biscoitos próprios para cão ou gato e desvie-lhe a atenção do chocolate. É preferível! Também pode adquirir numa loja de animais «chocolate» (que o não é) adaptado. Este alimento apresenta a cor, textura e sabor do chocolate, mas não contém a substância tóxica, a teobromina. Outro alimento que envolve as mesmas consequências é o café que não deverá, de igual forma, ser dado aos animais.

A cebola e o alho, por sua vez, interferem com o sistema sanguíneo dos cães e gatos, diminuindo-lhes a quantidade de glóbulos vermelhos e provocando degenerescências e anemias. Em casos de ingestão elevada, poderá ser necessária a intervenção do médico veterinário, que procederá a uma transfusão. Outros alimentos potencialmente perigosos para os animais domésticos são as bebidas alcoólicas (apesar dos cães fugirem do cheiro do álcool, pode sempre haver algum mais curioso), lacticínios (cães e gatos deixam de produzir a enzima (lactase) responsável pela digestão do leite após o desmame), alimentos ricos em gorduras (o excesso pode provocar vómitos, diarreia, dores abdominais fortes e pancreatite), frutos (como alperce, ameixas, pêssegos, cerejas e maçãs, que contêm um derivado do cianeto – pode causar nos amiguinhos de quatro patas dilatação das pupilas, hiperventilação e mesmo choque), alimentos estragados (o estado de decomposição dos mesmos pode provocar intoxicações graves) e uvas e passas (provocam lesões renais).

Já sabe: sempre que quiser mimar o seu animal, dê-lhe comida apropriada ao seu organismo."

Fonte: Isabel Rodrigues in Ruadireita

4 comentários:

  1. o que eu batalho para as pessoas não darem restos, frango assado, fiambre, queijo, rissóis de camarão...é uma verdadeira batalha!

    ResponderEliminar
  2. Pois... ainda está muito enraízado e se for dos que alimentam na rua ainda pior... acham que serve qualquer coisa! Temos que começar pelos nossos e tentar que outros também mudem de hábitos!

    ResponderEliminar
  3. Oi Isabel
    Tenho a certeza que vai gostar de saber que o Leão já começa a abanar a cauda, ainda não dá a mão nem sei o quando o irá fazer, mas isto já nos deixa felizes, às vezes eu e o meu marido damos conosco a falar sobre o que lhe terão feito para ter ficado assim tão traumatizado. Por vezes já corre para puxar brincadeira mas logo se lembra de algo que o faz retrair. Não sei como há pessoas que acham que os animais nõ têm sentimentos. Obrigado pelos conselhos que aqui deixou, vou ler com mais atenção. Nós evitamos dar alimentos aos cães e tentamos dar ração quase sempre, mas o dinheiro não é propriamente abundante e algumas vezes também comem restos. No entanto, também nem todas as rações são boas e nem sempre o mais barato é bom, já viram as quantidades de aditivos que põem nas comidas? Eu tento procurar aquelas que não os têm ou que têm menos, pois os aditivos são causadores de doenças a longo prazo, só é uma pena que cada vez hajam mais e ás vezes sinto-me encurralada quando vou às compras, até mesmo com alimentos para nós.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ohh Conceição, os meus Parabéns atrasados:) É Capricórnio como eu,(fiz 40(aiaiai)no dia 22 Dez).
    Como vai o pequeno David??? Fiquei mto feliz de saber dos progressos do Leão, efectivamente, vai ser mto lenta a sua adaptação... até poder confiar novamente nos humanos... coitadinho! Há gente mesmo má neste mundo! Mas com o amor que habita a vossa casa não há trauma que dure:)) Há sim, com certeza, um ambiente muito feliz e carinhoso apesar das vezes que a carteira anda lisa:))
    Realmente, estou com o mesmo dilema no que respeita à alimentação das minhas gatas. Não tenho dinheiro para comprar as melhores rações e tb não sei que raio de marca escolher quando vou ao supermercado!!! Uma só gosta de Friskies, que é considerada das piores e ainda não encontrei outra que goste, apesar das várias experiências... eheheh bjinhos grandes para todos

    ResponderEliminar

AJUDAR O PEQUENO DAVID COMPRANDO AS BONITAS OBRAS DE ARTE DA MÃE CONCEIÇÃO

AJUDAR O PEQUENO DAVID COMPRANDO AS BONITAS OBRAS DE ARTE DA MÃE CONCEIÇÃO
CLIQUE NO SÊLO PARA CONHECER MELHOR

AR aprova por unanimidade uma nova política de controlo das populações de animais errantes

Uma importante medida legislativa ( ver post abaixo) foi hoje, dia 25/2, aprovada na AR por unanimidade. Destacamos do texto aprovado: - que o Governo seja activo na promoção de uma política de não abate, reforçando a fiscalização e licenciamento dos centros de recolha oficiais, prevendo meios para a sua capacitação em termos de condições de alojamento e tratamentos médico-veterinários, promovendo a esterilização dos animais errantes recolhidos como método eficaz do controlo das populações, em especial dos não reclamados nos prazos legais. - que os animais a cargo de associações de protecção dos animais ou de detentores em incapacidade económica possam aceder a tratamentos médico-veterinários, nomeadamente a prática de esterilização, a preços simbólicos, nos centros de recolha oficiais. - o lançamento de campanhas de sensibilização contra o abandono dos animais e de promoção da adopção responsável, além da correcção das falhas existentes ao nível dos sistemas de registo dos animais, como é o caso do SICAFE, e a adequada articulação entre as bases de dados existentes. - a promoção de programas RED (Recolha, Esterilização e Devolução) em colónias de animais de rua estabilizadas, instituindo-se o conceito de “cão ou gato comunitário” que garanta a protecção legal dos animais que são cuidados num espaço ou numa via pública limitada cuja guarda, detenção, alimentação e cuidados médico-veterinários são assegurados por uma parte de uma comunidade local de moradores. Cabe-nos a nós, amigos e protectores dos animais, desencadear acções eficazes, particularmente a nivel concelhio, para que esta legislação aprovada não fique letra morta. Nada se fará sem a nossa mobilização e empenhamento. Hoje, no entanto, podemos regozijar-nos e relaxar um pouco para acumular forças para as próximas batalhas. Obrigado BE , obrigado a todos os Partidos da AR! fonte:campanhaesterilizacaoanimais http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/2011/02/25/ar-aprova-por-unanimidade-uma-nova-politica-de-controlo-das-populacoes-de-animais-errantes/

DÉ ÁGUA A QUEM NÃO TEM... JOGANDO

PELA NÃO-VIOLÊNCIA

PELA NÃO-VIOLÊNCIA
Lutar por um mundo melhor...

PARA DIVULGAR!!!!!!!!!!

Encontra-me.org

ESTAR NA MODA, AJUDANDO!

ESTAR NA MODA, AJUDANDO!
Colares, pulseiras e pregadeiras que ajudam animais!

Nós também temos soluções!!!

Nós também temos soluções!!!
contacte-nos

Notícias do Mundo Animal

Seguidores

Visitantes desde Julho 2009