segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Assino em Baixo!!!

"Todas a Quintas–feiras e Domingos, nesta época, ouve-se o soar dos tiros vindos das armas dos chamados caçadores que circulam pelos campos e serras deste país. Estes matam com intenção e ,de forma premeditada, animais indefesos e que nada fizeram para merecerem tal sofrimento!


Estes animais são sujeitos à sensação de perseguição, ao susto, à dor e à agonia provocadas pelos tiros e pelas dentadas dos seus cães que são usados como “capangas” treinados neste acto de crueldade des(humano). Seus “capangas” são da mesma forma, na maioria, sujeitos a actos de crueldade, tais como por exemplo, o passar fome, para terem o instinto de caçar, e o abandono quando estes já não lhes interessam. Os caçadores matam seres pacíficos, belos e úteis, e com direito à vida, por prazer ou por desporto e não por necessidade. Porém, os dicionários referem a palavra assassino relacionada com a morte de pessoas e não animais. Não se usa para quem comete o mesmo acto com outros animais que não sejam humanos, pelo que actualmente este termo é inadequado. E até quando? Até quando é que a sociedade não reprovará quem não respeite a vida de outros seres? Não pretendo que os caçadores algum dia venham a ser chamados de assassinos.

Mas tenho a esperança de que a caça venha a ser reprovada cada vez mais por um maior número de pessoas, e até proibida. Esperança tenho também, que os caçadores reflictam sobre o seu acto e no que realmente fazem e se face às leis universais podem e devem fazê-lo. Melhor do que proibir a caça seria cada caçador arrumar a sua arma, cuidar dignamente de seus cães e abdicar do seu prazer ou do seu desporto de matar."

Publicado por Quatro Patas em sua Casa

6 comentários:

  1. ...Este "desporto" é tão antigo!...será que algum dia vai acabar?!
    ...Enquanto houver homens, os animais - ditos irracionais - correm sempre perigo, essa é que é a triste realidade.
    Faço votos para que a sua esperança se concretize rapidamente.

    Arménia Baptista

    ResponderEliminar
  2. Pois é Arménia... enquanto continuarem a promover a caça e as touradas na própria televisão... é difícil passar a mensagem! Este último mês, já foram 2 convidados ao programa da Fátima Lopes que se vangloriaram dessas actividades... o Malato fez uma grande apologia à tourada outro dia... enfim...

    ResponderEliminar
  3. Olá:-)
    Vi seu comentário no blog da Conceição e segui-a pois vi pelos blogs que é apaixonada por animais e como eu sou outra :-_ vão-se juntando os pares.
    Adoptei da rua 30 gatos escanzelados, magrelas, mas aos meus olhos os mais lindos.
    Tenho um filho autista que tem evoluído muitissimo com os gatos. Toma conta deles , trata de lhes dar as refeições, limpar as caminhas etc...os animais dão muito bem estar e acalmam. Quem precisar desviar estados de ansiedade adopte um gato.
    O nosso cão pastor alemão adora os gatos todos que vamos (fomos)acolhendo.
    Infelizmente fiquei desempregada e agora não poderei recolher mais nenhum animal que me atirem aqui para dentro do terreno (quintinha).

    Quanto a touradas ainda participei num debate sobre as mesmas na TV e o circo e os tradicionalistas deram vontade de rir com os seus argumentos mas...fazer o quê? Se o povo vai lá ...o povo é que tem a culpa disto.
    Nem precisei inculcar nos meus filhos esses valores de respeitar a vida de cada ser vivo, quanto a isso o meu filhoterá muito a ensinar ao Homem.
    A caça...os caçadores vangloriam-se de criarem espécies para depois as largarem e irem caça-las!!!
    Que acto de "amor" que os criam para os matar mas dizem que até protegem a espécie para que não haja extinção...pois se houvesse teriam de começar a matar uns aos outros não era ?
    Enfim...matar já matam por dá cá aquela palha.
    Peço desculpa mas quando vejo blogs ou comentários que englobem animais...quase me exalto e sinto-me deveras impotente quando nada mais posso fazer do que aquilo que faço.
    Boa semana e bom trabalho.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Olá Isabel

    Amei o teu blog, são tão lindos os animais que aqui estão, pena não poder ajudar, mais do que já faço, mas encontro-me muito limitada. Adotámos um cão serra da estrela há pouco tempo, o dono morreu e a familia apenas se interessou pelos bens e pelo dinheiro do velhote, o cão, esse, foi directamente para o canil, onde por fim foi colocado num estaleiro onde passava os dias sem ver ninguém e acorrentado com uma corrente que mais parecia saída da âncora de um navio de tão pesada que era... Decidimos ficar com ele pois o David gosta muito da Fafá, a nossa cadela e ela já estava a precisar de um companheiro. Mas tenho muita pena dele, estava tão traumatizado de estar naquele lugar que até com as moscas a tocare~-lhe no focinho ele se assusta. Ainda não lhe conseguimos dar festas, talvez com o tempo, mas estou contente por estar a ajudá-lo pois ele como todos os outros também tem o direito a ser feliz. E por falar no tempo de caça, uma das coisas que eu acho mais nojente é abandonarem os cães assim sem mais nem menos, só porque não prestam para caçar, eu que moro aqui num meio rural vejo fazerem isso todos os anos a dezenas de cães, é triste não é, infelizmente não os posso ajudar mas é triste vê-los pelas estradas com rumo incerto e com os olhos que parecem perguntar, porquê?
    Isabel, obrigado pela mensagem amiga no blog do David, infelizmente parece que padecemos as duas do mesmo mal, estar sem cheta... melhores dias virão... Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Têm ideia de quantos caçadores encartados há neste País? Mais de 300.000, isto é, 3% da população portuguesa. Experimentem ir passear ao Domingo, na época de caça, para qualquer sítio no campo.Além da poluição sonora, ainda se arriscam a levar um balázio. A caça é considerada um desporto (mas só se for para os cães). A maioria dos caçadores vai à caça para confraternizar com os amigos. Mas será que o não podem fazer sem andarem a atirar a animais inocentes? Ainda se compreedia a caça se não tivessemos alternativa para sobreviver. O que já não é o caso há pelo menos dez mil anos.
    Além disso, tal como nas touradas, há uma enorme desproporcionalidade entre presa e caçador. Eu ainda admitiria a tourada ou a caça se os humanos efrentassem os animais só com as próprias mãos, sem auxiliares. Aí sim, é que era um verdadeiro desporto. E esta-se mesmo a ver que é que ganhava...

    ResponderEliminar
  6. Exacto Graça e Paulo... e se não se soubesse o quanto enfraquecem o touro antes da tourada, com drogas e outras porcarias e crueldades... O Homem é, definitivamente, o único ser destrutivo que existe!!!

    ResponderEliminar

AJUDAR O PEQUENO DAVID COMPRANDO AS BONITAS OBRAS DE ARTE DA MÃE CONCEIÇÃO

AJUDAR O PEQUENO DAVID COMPRANDO AS BONITAS OBRAS DE ARTE DA MÃE CONCEIÇÃO
CLIQUE NO SÊLO PARA CONHECER MELHOR

AR aprova por unanimidade uma nova política de controlo das populações de animais errantes

Uma importante medida legislativa ( ver post abaixo) foi hoje, dia 25/2, aprovada na AR por unanimidade. Destacamos do texto aprovado: - que o Governo seja activo na promoção de uma política de não abate, reforçando a fiscalização e licenciamento dos centros de recolha oficiais, prevendo meios para a sua capacitação em termos de condições de alojamento e tratamentos médico-veterinários, promovendo a esterilização dos animais errantes recolhidos como método eficaz do controlo das populações, em especial dos não reclamados nos prazos legais. - que os animais a cargo de associações de protecção dos animais ou de detentores em incapacidade económica possam aceder a tratamentos médico-veterinários, nomeadamente a prática de esterilização, a preços simbólicos, nos centros de recolha oficiais. - o lançamento de campanhas de sensibilização contra o abandono dos animais e de promoção da adopção responsável, além da correcção das falhas existentes ao nível dos sistemas de registo dos animais, como é o caso do SICAFE, e a adequada articulação entre as bases de dados existentes. - a promoção de programas RED (Recolha, Esterilização e Devolução) em colónias de animais de rua estabilizadas, instituindo-se o conceito de “cão ou gato comunitário” que garanta a protecção legal dos animais que são cuidados num espaço ou numa via pública limitada cuja guarda, detenção, alimentação e cuidados médico-veterinários são assegurados por uma parte de uma comunidade local de moradores. Cabe-nos a nós, amigos e protectores dos animais, desencadear acções eficazes, particularmente a nivel concelhio, para que esta legislação aprovada não fique letra morta. Nada se fará sem a nossa mobilização e empenhamento. Hoje, no entanto, podemos regozijar-nos e relaxar um pouco para acumular forças para as próximas batalhas. Obrigado BE , obrigado a todos os Partidos da AR! fonte:campanhaesterilizacaoanimais http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/2011/02/25/ar-aprova-por-unanimidade-uma-nova-politica-de-controlo-das-populacoes-de-animais-errantes/

DÉ ÁGUA A QUEM NÃO TEM... JOGANDO

PELA NÃO-VIOLÊNCIA

PELA NÃO-VIOLÊNCIA
Lutar por um mundo melhor...

PARA DIVULGAR!!!!!!!!!!

Encontra-me.org

ESTAR NA MODA, AJUDANDO!

ESTAR NA MODA, AJUDANDO!
Colares, pulseiras e pregadeiras que ajudam animais!

Nós também temos soluções!!!

Nós também temos soluções!!!
contacte-nos

Notícias do Mundo Animal

Seguidores

Visitantes desde Julho 2009