domingo, 25 de outubro de 2009

NUNCA ABANDONE O SEU ANIMAL!

"Em Portugal mais de 10.000 animais são abandonados anualmente. Muitos encontram a morte nos canis camarários e outros acabam por morrer à fome ou nas estradas, enquanto vagueiam pelas ruas em busca de alimentos e de abrigo. Quando abandonados, os animais sofrem todo o género de maus tratos ficando igualmente sujeitos a contrair doenças. Para além do sofrimento infligido ao animal, o abandono é, portanto um risco para a saúde pública.
Nestes casos, os mais afortunados, que são poucos, são adoptados por uma ou outra pessoa mais sensível. As associações zoófilas, que recolhem animais, já há muito que ultrapassaram a capacidade de alojamento para o qual estão preparadas. Isto reflecte-se no mau tratamento dispensado aos animais.

VOCÊ PODE AJUDAR A MUDAR ESTA SITUAÇÃO!!!

Os animais são seres vivos, sensíveis e sofrentes, não são BRINQUEDOS.
Um animal deve ser desejado pelo dono e bem aceite pelos restantes membros da família. Por isso, a compra ou a adopção de um animal deve ser muito ponderada e estar de acordo com a sensibilidade e disponibilidade do novo dono. Um animal de companhia precisa, não só de alimentação adequada e água fresca, mas ainda de uma série de outros requisitos que não devem ser ignorados, tais como alojamento adequado e espaço para se movimentar, acompanhamento veterinário, e atenção, entre outros. Assim, oferecer animais às crianças, só para lhes satisfazer os desejos é uma atitude incorrecta. Um animal deve fazer parte da família, ser desejado e estimado até à sua morte natural. Colocar um animal num canil albergue deve ser o último dos recursos, pois ele nunca será feliz sem o dono." - Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais

E, mesmo nas Associações de Animais ele terá que ficar confinado a uma jaula, muitas vezes 24h sobre 24h, sem poder correr, saltar, ver a luz do dia, ter qualquer atenção ou afecto... entrando, na maioria das vezes, em depressão.

Esterilizem os vossos animais e sensibilizem familiares e amigos a fazer o mesmo. Existem demasiados animais sem casa, sem amigos neste país! Existem Associações, como a Animais de Rua que ajudam as famílias que não têm meios financeiros a fazê-lo!!!

2 comentários:

  1. Olá Isabel.
    É sempre bom fazer uma visita ao seu blog... muito sensibilizador e consciente. Algumas situações de maus tratos e negligência animal que apresenta no seu espaço continuam a chocar-me. Acho que é inevitável! Vou-me sentir sempre impotente... O que eu ainda não percebi é como é que ainda continua a existir tanta pobreza de espírito para com estes "bombons" na mente das pessoas... Provoca-me imensa tristeza... Como pessoa e criadora, trato dos meus gatinhos como filhos e é inconcebível imaginar-lhes algum mal... arrepia-me ver algumas fotografias e exposições de situações que aqui tem, mas dou-lhe o maior apoio para continuar com esta sensibilização para com as pessoas. Espero que algum dia a mentalidade das pessoas mude. Os animais são nossos amigos... mais do que isso, nossos "filhos".
    Beijinhos,
    Andrea.

    ResponderEliminar
  2. Olá Andrea! Antes de mais quero agradecer-lhe pelas palavras e apoio... é uma luta dura a destas pessoas que estão à frente de Associações de Animais e que todos os dias tentam salvar mais alguns da rua, dos maus tratos... enfim... Eu apenas sou mais uma mensageira, procuro divulgar e faço alguns pequenos donativos quando posso, é muito pouco mas se todos fizermos um pouco a realidade destes "inocentes" pode mudar!!! Os seus gatinhos estão maravilhosos. São tão lindos e fofinhos :)) Boa Sorte para eles todos também e um beijinho para si.

    ResponderEliminar

AJUDAR O PEQUENO DAVID COMPRANDO AS BONITAS OBRAS DE ARTE DA MÃE CONCEIÇÃO

AJUDAR O PEQUENO DAVID COMPRANDO AS BONITAS OBRAS DE ARTE DA MÃE CONCEIÇÃO
CLIQUE NO SÊLO PARA CONHECER MELHOR

AR aprova por unanimidade uma nova política de controlo das populações de animais errantes

Uma importante medida legislativa ( ver post abaixo) foi hoje, dia 25/2, aprovada na AR por unanimidade. Destacamos do texto aprovado: - que o Governo seja activo na promoção de uma política de não abate, reforçando a fiscalização e licenciamento dos centros de recolha oficiais, prevendo meios para a sua capacitação em termos de condições de alojamento e tratamentos médico-veterinários, promovendo a esterilização dos animais errantes recolhidos como método eficaz do controlo das populações, em especial dos não reclamados nos prazos legais. - que os animais a cargo de associações de protecção dos animais ou de detentores em incapacidade económica possam aceder a tratamentos médico-veterinários, nomeadamente a prática de esterilização, a preços simbólicos, nos centros de recolha oficiais. - o lançamento de campanhas de sensibilização contra o abandono dos animais e de promoção da adopção responsável, além da correcção das falhas existentes ao nível dos sistemas de registo dos animais, como é o caso do SICAFE, e a adequada articulação entre as bases de dados existentes. - a promoção de programas RED (Recolha, Esterilização e Devolução) em colónias de animais de rua estabilizadas, instituindo-se o conceito de “cão ou gato comunitário” que garanta a protecção legal dos animais que são cuidados num espaço ou numa via pública limitada cuja guarda, detenção, alimentação e cuidados médico-veterinários são assegurados por uma parte de uma comunidade local de moradores. Cabe-nos a nós, amigos e protectores dos animais, desencadear acções eficazes, particularmente a nivel concelhio, para que esta legislação aprovada não fique letra morta. Nada se fará sem a nossa mobilização e empenhamento. Hoje, no entanto, podemos regozijar-nos e relaxar um pouco para acumular forças para as próximas batalhas. Obrigado BE , obrigado a todos os Partidos da AR! fonte:campanhaesterilizacaoanimais http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/2011/02/25/ar-aprova-por-unanimidade-uma-nova-politica-de-controlo-das-populacoes-de-animais-errantes/

DÉ ÁGUA A QUEM NÃO TEM... JOGANDO

PELA NÃO-VIOLÊNCIA

PELA NÃO-VIOLÊNCIA
Lutar por um mundo melhor...

PARA DIVULGAR!!!!!!!!!!

Encontra-me.org

ESTAR NA MODA, AJUDANDO!

ESTAR NA MODA, AJUDANDO!
Colares, pulseiras e pregadeiras que ajudam animais!

Nós também temos soluções!!!

Nós também temos soluções!!!
contacte-nos

Notícias do Mundo Animal

Seguidores

Visitantes desde Julho 2009